Select Page

Na região, centenas de pessoas aguardam pela realização de cirurgias ortopédicas eletivas. A dor física e o sofrimento psicológico as acompanham dia após dia. As idas e vindas em busca de uma solução transformam suas vidas em um verdadeiro calvário. O vereador da Câmara de Santos, Ademir Pestana (PSDB), cobrou do poder público na sessão plenária do dia (03/10), quais medidas estão sendo adotadas para reduzir o tempo de espera para a realização de cirurgias ortopédicas eletivas e quando a fila será extinta.

Entre os meses de janeiro de 2018 e abril de 2019, os hospitais de Santos, Santa Casa, Guilherme Álvaro e Arthur Domingues Pinto realizaram 839 cirurgias, aproximadamente 53 cirurgias por mês. Os dados informados são da Prefeitura em função de requerimentos anteriores apresentados pelo vereador. Por outro lado, 2.634 pacientes de toda região aguardam por cirurgias ortopédicas. “Estes números indicam que alguns pacientes aguardarão mais de 4 anos para a realização de sua cirurgia”, disse Pestana.

O vereador entende ser necessário encontrar uma equação física e econômica para a realização destes atendimentos. No propositura ele enfatizou que a “saúde é um direito, garantido em nossa Carta Magna. E, o Sistema Único de Saúde – SUS, uma conquista do povo brasileiro, com responsabilidades conjuntas da União, Estados e Municípios pela sua eficácia”.