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ADEMIR PESTANA, CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PELO PPS, CHAMA PARA DEBATE SOBRE SAÚDE – e quer lançar plano emergencial

Presidente da Beneficência Portuguesa por seis anos, responsável pela ampliação e modernização do Hospital, o vereador Ademir Pestana está convidando as lideranças da Baixada Santista para, “em uma união em defesa da vida”, diz, obter compromissos dos candidatos a cargos eletivos das soluções para a saúde que, neste momento, vive uma crise na região: ele está negociando em Brasília um Hospital Público da Baixada Santista.

Destacado defensor dos trabalhadores e usuários do transporte coletivo – “o Estado tem que estar presente no setor, essencial à vida das pessoas”diz -, a proposta do Hospital Regional foi feita no início do ano junto, quando ele estabeleceu negociações em Brasília, se mostra como a garantia da continuidade do atendimento na área.

Ademir, que propôs centenas de quilômetros de ciclovias na cidade – é seu o Projeto de Lei que cria as ciclovias nos canais e a “Ciclovia do Sol” na praia, maior e mais ampla que a que a Prefeitura quer fazer, adotando a solução proposta por Niemayer de retirar o estacionamento e neste espaço implantar a ciclovia -, quer unir para elaborar estratégias para superar o atual quadro de insolvência dos hospitais e entidades filantrópicas: “É preciso aumentar os repasses para a saúde, um quadro que irá se agravar com a inauguração da nova pista da Imigrantes e o aumento populacional fixo e flutuante”.

Atual Presidente do Conselho Deliberativo da Beneficência, que se tornou referência nacional, Ademir Pestana se elegeu vereador pelo PPS em 2000 e tem 50 anos. No primeiro semestre de seu mandato, na defesa do emprego dos cobradores e impedindo a dupla função dos motoristas, apresentou e aprovou Projeto de Lei impedindo o “chiqueirinho” – as catracas na porta – dos ônibus, com grande repercussão e envolvimento popular. E abaixo-assinados com mais de sete mil assinaturas, sendo a lei popular afinal suspensa pelo Prefeito na Justiça, em defesa da empresa, com o mérito em julgamento.

Defensor da proposta de uma Universidade Pública e gratuita federal na região, com currículo de logística, tecnologia portuária e desenvolvimento pesqueiro, além de outros ligados ao mar e ao maior porto da América Latina – para servir à geração de emprego e renda para os cidadãos e para a cidade -, Ademir Pestana tem atuação pela moralidade pública, tendo denunciado o contrato de aluguel da Câmara Municipal e recuperando para a cidade mais de seiscentos mil reais, que não eram retidos aqui do Imposto de Renda.

Defensor da ecologia e das baleias, das ciclovias e do patrimônio vegetal e histórico, Ademir defende o direito dos usuários dos bancos e já atuou por diversas vezes no sentido de eliminar as filas. Prevê que a coleta de materiais de reciclagem deve servir à inclusão social em paralelo com a economia de recursos naturais, tendo criado a Semana de Prevenção à Hepatite C – realizada em conjunto com o Grupo Esperança. Ele quer o retorno do trem intrametropolitano, “inclusive como elemento de metropolização e integração”, diz.

Ademir, que integra a luta contra a indústria de multas de trânsito, apresentou Projeto de Lei criando o Conselho de Comunicação Social na cidade, a exemplo do recém-criado Conselho Federal do setor, com as atribuições de debater e interferir com a comunidade nos meios de comunicação de massa – entre outros diversos conselhos populares, como de transporte coletivo, obras, orçamento e reciclagem, para acompanhar e fiscalizar a administração pública.

Estimulador das artes e da cultura, criador do Concurso Literário Mário Covas, sua primeira lei aprovada em 2000, defensor dos anistiados políticos, é autor do Projeto de Lei que cobra das empresas privatizadas os valores referentes ao uso do solo, ampliando a receita municipal e os serviços públicos como habitação e saúde – entre outros trabalhos de grande impacto social. É autor também de um Projeto de Lei para aumentar a arrecadação da cidade, com a taxação pelo uso do solo das empresas de serviços públicos privatizados, a exemplo de grandes cidades brasileiras.