Select Page

Vereador quer campanha voltada a esse segmento

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) determina como um dos seus seis princípios, o direito dos cidadãos a atendimento acolhedor na rede de serviços de saúde de forma humanizada, livre de qualquer discriminação e/ou restrição. “Apesar desses dispositivos legais, as condições de saúde da população negra continuam com disparidades em relação ao da população não negra”, reconhece o vereador Ademir Pestana (PSDB) que na Câmara preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica. Ele quer saber se há na prefeitura de Santos dados sobre pacientes atendidos e diagnosticados com o traço e/ou a anemia falciforme na cidade e onde a população pode buscar esse tratamento, muito predominante na população negra.

De acordo com os dados da Rede Nacional de Saúde da População Negra (RNSPN), a anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros. Dados de triagem neonatal mostram que aproximadamente 3,5 mil crianças brasileiras nascem com doença falciforme todo ano, tornando a Anemia Falciforme a doença genética de maior incidência no Brasil. “No entanto é desconhecida pela maioria dos profissionais da saúde”, adverte o parlamentar que sugere uma campanha de orientação e conscientização sobre os riscos, formas de tratamento e recomendações para esses pacientes e para a população em geral.

Além de vereador, Pestana também preside o Hospital Beneficência Portuguesa. Ele, explica que o teste eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce. Infelizmente, o teste do pezinho ainda não é realizado em todas as maternidades e hospitais do Brasil e quando se fala do exame específico, menos ainda. Anualmente, para chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral, o dia 27 de outubro é marcado por mobilizações no Brasil inteiro, em prol da saúde desse segmento populacional.