Select Page

Em visita na última quarta-feira (10) a área de embarque e desembarque das catraias, próxima ao Mercado Municipal, no bairro Vila Nova, o vereador Ademir Pestana (PSDB) ficou estarrecido com o atual quadro de abandono do local. Banheiros destruídos e em condições precárias, com acesso obstruído por entulho e lixo, mau cheiro, oferecendo condições propícias para concentração de focos e criadouros de dengue. “Um verdadeiro cenário de guerra”. O vereador reconhece que o legislativo já encaminhou inúmeros requerimentos ao poder público solicitando providências para reforma e reurbanização do local, no entanto urge que intervenções emergenciais sejam feitas para atender necessidades de moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários das catraias.

DSC01492A segurança é deficitária e apesar de localizada a poucos metros de uma Base da Guarda Municipal, há frequentes registros de brigas, assaltos, furtos e toda sorte de violência. Segundo os moradores, os dois refletores ali instalados nunca funcionaram. Não há acessibilidade nas vias junto às embarcações e o piso irregular oferece riscos aos pedestres, sobretudo idosos e deficientes. “É imprescindível que providências sejam adotadas para a recuperação deste importante terminal de passageiros que já chegou a registrar a marca de 30 mil passageiros ao dia”, disse o vereador.

DSC01501Atualmente, segundo informações dos catraieiros, o fluxo diário é de oito mil pessoas. Na última sessão da Câmara, o vereador indicou a necessidade de serviços de dragagem do canal que apresenta aproximadamente 2 metros de lama, diminuindo assim seu calado. “O local, que poderia inclusive ser explorado turisticamente por seu alto valor histórico e cultural encontra-se em estado lastimável, incompatível com uma cidade como a nossa”. Disse ainda que nas imediações, cresce alarmantemente o número de população de rua, usuários de drogas entre outros que dividem espaço com moradores e crianças que frequentam escolas públicas próximas e que merecem tratamento mais digno e respeitoso por parte da administração municipal.

O parlamentar pediu a título de urgência, efetuar limpeza e reforma dos banheiros que servem aos passageiros que utilizam o terminal de catraias, além de intensificar o policiamento na região, realizar restauros estruturais e na iluminação, substituição do calçamento e implementação de acessibilidade. “Não acredito ter de esperar elaborar um projeto ou abrir licitação para resolver esses problemas”, afirmou.