Select Page

Mais um caso de racismo no futebol ganha as manchetes de TV, jornais e redes sociais. Desta vez, o alvo foi o goleiro do Santos, Aranha. Durante a disputa Santos e Grêmio, o jogador que se destacou na partida, sofreu ofensas por parte da torcida rival. Palavras e frases como “macaco, preto fedido, cambada de pretos” entre outras, foram proferidas ao camisa 1. O vereador Ademir Pestana preside na Câmara a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica. Ele não poderia, portanto, de se abster de manifestar novamente sobre o desagravo com os fatos ocorridos na noite do dia 28 de agosto. “Atitudes racistas como estas devem ser banidas do esporte brasileiro e devem merecer punição exemplar”!

Na sessão do dia 01 de setembro, o parlamentar apresentou Moção de Apoio em solidariedade ao jogador Mario Lucio Duarte Costa, o Aranha. “As repetições destas cenas, no cenário futebolístico, além de deprimentes, nos levam a refletir sobre a fragilidade destas relações sociais e étnicas em nosso país”, justificou.

Na mesma semana, Ademir Pestana havia participado de um Fórum, organizado pela Secretaria de Educação de Santos e Diretoria Regional de Ensino e entidades representativas de luta pela igualdade racial. Não foram poucas as declarações sobre as dificuldades enfrentadas pelos movimentos de resistência e enfrentamento à discriminação. Para ele, há muito trabalho a ser feito e a educação é apenas um dos instrumentos no combate ao preconceito. “Toda a sociedade civil deve estar engajada na luta contra a opressão e o racismo”!

Os demais vereadores da Câmara Municipal de Santos em sinal de repúdio também manifestam sua solidariedade ao jogador Aranha, lamentando o episódio. “Esta Casa de Leis está convicta de que é preciso intensificar junto às esferas dos poderes municipal, estadual e federal a luta contra toda forma de racismo, seja ela velada ou não”.

Imagem: Santos FC (Site)