Select Page

A liberação por meio de projeto de lei complementar na Câmara Municipal para que cães possam circular em toda a faixa de areia nas praias de Santos, ganhou grande repercussão. O Brasil tem mais de 50 milhões de cães e nos últimos anos, os animais de estimação passaram para dentro das casas e ganharam o status de membros da família. Eu que o diga, pois convivo com dois: rottwiller e golden! Entendo que muitos donos queiram integrar seus animais de estimação a outras esferas da vida cotidiana, além de suas residências, como já ocorre em shoppings. No entanto, faço minhas ressalvas quando se trata de pets em nossas praias. De autoria de um dos edis do legislativo, o projeto prevê permitir a circulação de cães por toda faixa de areia e água, entre 17h e 8h.

No meu entender, autorizar a circulação de cães, ainda que acompanhados por seus tutores na areia da praia fere o direito à saúde dos que buscam a praia como lazer. Cheguei a esta conclusão após consultar quatro médicos. A areia é um vetor de contaminação e se constitui em reservatório de microrganismos. Os cães transmitem doenças pelas fezes e urina. Embora o projeto estabeleça uma série de regras, como por exemplo, comprovar vacinação, obrigar que o tutor faça a coleta das fezes, será impossível garantir fiscalização eficiente em toda a faixa de areia. Se em tempos de pandemia já é difícil fiscalizar se o cidadão está usando máscara, o que dirá monitorar os tutores dos cães.

Os cães são potenciais transmissores da larva migrans, mais conhecida como bicho geográfico e podem passar aos humanos pelo contato das fezes. Isso sem falar na existência de micro poluição causada em maior escala pela presença de coliformes fecais de origem humana nas praias. E outro agravante quanto à saúde dos animais é a circulação de ratos e pombos na orla, transmissores em potencial da leptospirose.

Defendo que os cães tenham um local reservado junto a seus tutores com maior controle de fiscalização pelo poder público. Solicitei na Câmara que o Novo Projeto Quebra-Mar inclua o Espaço Pet para o lazer dos cães, inclusive, destinei verba parlamentar. Mas isso só será possível quando a justiça autorizar a retomada da obra que foi suspensa atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público.

Portugal é um dos países que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, resultado do investimento realizado pelo governo e autarquias na manutenção e melhoria das condições das praias. No Brasil, atualmente existem 18 praias que estão pleiteando a certificação internacional Blue Flag de qualidade assegurada. Aliás, defendo que Santos lute para conquistar esta certificação. Praia saudável também é questão de saúde pública.