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A criação de uma CEV – Comissão Especial de Vereadores para acompanhar os desdobramentos de ação civil pública contra a Caixa e a apresentação de uma Moção em apoio aos clientes foi o que ficou deliberado durante audiência pública na Câmara no dia 16 de fevereiro. O encontro solicitado pelo vereador e líder do Governo, Ademir Pestana (PSDB), reuniu cerca de 70 clientes da Caixa Econômica Federal para discutir os direitos dos clientes de penhor em assalto à agência nº 345, no Centro de Santos no final do ano passado.

O episódio prejudicou pessoas que mantinham seus bens penhorados, mas foram subtraídos durante o assalto. Estão em jogo os valores, sentimental das joias penhoradas e o indenizatório considerado abaixo do mercado. O fato gerou uma série de queixas junto ao Procon/Santos, cujo o órgão se viu obrigado a fazer um mutirão para atender cerca de 1.500 pessoas.

A audiência contou com a presença do coordenador do Procon, Rafael Quaresma que deu todos os esclarecimentos e teceu críticas à Caixa que desde janeiro se mostra irredutível por não flexibilizar uma negociação no que tange aos contratos de penhor. Diante do impasse, o órgão acionou o Ministério Público que embora convidado, não compareceu, assim como a Caixa que preferiu enviar um comunicado.

A moção apresentada em sessão plenária será enviada às autoridades e órgãos federais e estaduais. “Queremos com isso chamar a atenção dos deputados federais e dar início a este movimento em nossa cidade”, disse. Segundo o vereador é preciso buscar uma solução rápida, consensual e justa entre as partes evitando-se litígios por longos anos.

Participaram da mesa de trabalhos, além do coordenador do Procon, Rafael Quaresma, a vereadora Telma de Souza (PT), o advogado José Geraldo Barbosa e o ex-vereador Martinho Leonardo. A vereador Telma defendeu uma mobilização dos clientes junto aos órgãos competentes, o advogado Barbosa um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta. Já Martinho ratificou a necessidade de considerar o valor sentimental das joias subtraídas. A segurança também foi alvo do encontro que segundo os participantes houve falha no sistema de monitoramento da Caixa. Vários clientes também fizeram uso da palavra durante a audiência que foi transmitida ao vivo pelo canal 9 da Net.