Select Page

“Canais podem abrigar estações da Bike Santos”
Vereador pede o destombamento parcial dos canais

O sistema de bicicletas públicas Bike Santos vem ganhando cada vez mais novos adeptos. Fato é que a Prefeitura em breve, ampliará o número de estações e veículos. Na Fanpage Saúde Social, o vereador Ademir Pestana (PSDB) detectou um público bastante interessado em melhorar estes serviços. Pensando nisso, partiu dele a ideia de aproveitar as pontes dos canais, que funcionariam como uma espécie de deck, para abrigar as estações do programa Bike Santos. No requerimento apresentado na sessão do dia 28 de fevereiro, o vereador pede o destombamento parcial destes espaços, onde seriam realizadas as obras.

Os canais de Santos são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Apresentada em plenário, a solicitação entra na Ordem do Dia para ser debatida na Câmara. Segundo o vereador, a ocupação nos canais em muito contribuirá para a segurança dos ciclistas e motoristas, visto que algumas estações do programa Bike Santos, estão instaladas em avenidas de grande fluxo.

Na justificativa, Ademir Pestana sustenta ainda que objetivo da iniciativa, de reverter parte de um bem protegido por lei é buscar a otimização dos espaços públicos, adequando-os à nova realidade da cidade, favorecendo a mobilidade urbana, sem ferir a estética urbanística, aliando a preservação de sua história, modernização e bom senso. O tombamento dos canais inclui os passeios que ladeiam os canais, pontes, amuradas e guarda-corpos, já que pela lei, cada bem tombado tem uma área de proteção de 300 metros.