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Estamos encaminhando o projeto de ciclovia alternativo ao proposto em Santos, a “Ciclovia do Sol”, ao ilustre Promotor de Meio Ambiente de São Vicente, Fernando Reverendo Vidal Akaoui – que manifestou sua preocupação com a extensão para São Vicente desta que, se anuncia, será construída nas praias santistas.

Propomos que a ciclovia santista seja estendida para São Vicente e até para o Guarujá, que tem o distrito de Vicente de Carvalho com o maior número de bicicletas por habitante do mundo, um sistema metropolitano assentado na via de tráfego de automóveis, separada por bloquetes – adequada e a custo reduzido.

A encaminhamos em forma de indicação na Câmara, para o Prefeito de Santos, pois que se exige avaliada e debatida. Afinal, são milhares de usuários antes mesmo que o sol se ponha e tem naquela via recordes de acidentes causados pela ausência de caminhos próprios e livres.

Não poderia ser outra a preocupação do promotor da proteção das condições essenciais para a sobrevivência dos seres humanos, no território da cidade e região, compreendendo sua integridade e adequação com a estrutura implantada – e, nesse aspecto, essencial.

Assim, tomamos a liberdade de manifestar nossa proposta para a iniciativa, que não é apenas a de preservar árvores há muito adaptadas à nossa paisagem e clima, que não podem ser retiradas sob nenhum argumento, nem mesmo de permitir a vista aérea.

A alternativa para a ciclovia da praia, que propomos em Santos, contempla a proteção dos milhares de trabalhadores que utilizam o caminho diariamente – e também as pessoas, árvores e jardins. Que na cidade já são os maiores do mundo e que, integrados ao de São Vicente que se desenvolve e com o qual se alinha inevitavelmente conturbado, serão inatingíveis no planeta em termos de extensão.

No país da maior costa marítima utilizável do globo terrestre e que não a aproveita, façamos nós a nossa parte, se possível com as futuras marinas planejadas por Amir Klink e pelo professor José Carlos Lodovici, ecologicamente equilibradas.

Essa formulação subsiste na perspectiva do desenvolvimento turístico que se garante em um meio equilibrado, mantenedor da paz social. A arquitetura urbana, denote-se, é elemento fundamental para o comportamento de seus cidadãos, basta computar os índices de marginalidade relativos ao crescimento dos grandes centros que formaram cenários inóspitos às grandes populações.

Não pode ser esta uma ciclovia apenas de lazer, como a de Praia Grande, entre a calçada de pedestres e o gramado, uma vez que lá não existe tráfego intenso de pessoas que a utilizam para o trabalho, sendo por este aspecto fundamental diferenciadas. E deve completar, para ser funcional, o trajeto Canal 1/Divisa, abrindo perspectivas para São Vicente, assim como do canal 5 até o Ferry-Boat, em Santos.

Nosso projeto representa não apenas a proteção à vida das pessoas, uma vez que o impacto de uma faixa de trânsito de veículos autopropulsionados de duas rodas – bicicletas – no centro de uma área de intensa ocupação por banhistas, idosos, crianças constitui-se um erro arquitetônico passível de ser impedido judicialmente.

A retirada da faixa de estacionamento de veículos dos canais 2 ao 5 em Santos, exatas apenas 300 vagas, dará condições de um caminho seguro e viável para os 300 mil ciclistas da cidade, mais os de São Vicente onde ela poderá prosseguir sem grandes obras senão a implantação de bloquetes.

Quanto à eliminação proposta de 330 vagas de estacionamento dos canais 2 ao 5, consideramos que não há sentido em privilegiar 300 pessoas com a ocupação do espaço público – e destinado a milhões de pessoas que aqui residem e nos visitam, com a reserva de vagas de estacionamento.  Neste sentido, deveremos seguir as tendências do urbanismo mundial em cenários praianos.

 

Também não há sentido em despender 5 milhões de reais ou mais com uma obra dessa natureza, que contraria os mais elementares preceitos a arquitetura  urbana, que há décadas proibiu a circulação de veículos de duas rodas na areia face aos problemas de atropelamento que trazia.

A repetição de erros já corrigidos no passado, como esse, mostra seu desconhecimento, mas para isso existe o parlamento municipal encaminhando as soluções mais corretas. A velocidade das ciclovias na Europa, onde já existem há décadas e cumprem papel essencial não apenas de lazer, onde as bicicletas são reconhecidas como veículos e seu uso incentivado como solução dos problemas das cidades de congestionamento e poluição frente ao adensamento dos centros urbanos, mostram e provam o imenso desperdício de dinheiro público que será a construção da ciclovia projetada pela Prefeitura de Santos.

 

Esta ciclovia, que agora foi autorizada pelo CONDEPHAAT em face da abertura do inevitável e justo processo de tombamento dos maiores jardins de praia do mundo, próximos aos 70 anos, não poderá ficar de costas para a população e, ao invés de gerar soluções, fabricar mais conflitos. Nossa ciclovia haverá de ser metropolitana, como propomos benéfica para milhares de trabalhadores e turistas no sol ou na madrugada. Somamos-nos à preocupação do Promotor de Meio Ambiente de São Vicente e buscamos seu apoio para nossa ciclovia metropolitana.

CICLOVIA DO SOL NO LITORAL

UMA CICLOVIA NA PRAIA DE VERDADE

PROPOSTA DO VEREADOR ADEMIR PESTANA / PPS

–  UMA CICLOVIA PARA TRABALHADORES E TURISTAS.

– UMA CICLOVIA PARA ANDAR LIVREMENTE DE BICICLETA, SEM PATINS, BICICLETAS DE CRIANÇA, VELOCÍPEDES, PEDESTRES NO CAMINHO. CINCO KM. POR HORA NÃO !

– UMA CICLOVIA QUE POSSA SER DE PONTA A PONTA, DA DIVISA AO FERRY-BOAT, QUE POSSA CONTINUAR PARA SÃO VICENTE E GUARUJÁ, NÃO APENAS DO EMISSÁRIO AO CANAL 5.

 

–  UMA CICLOVIA QUE, EM TEMPOS DE CRISE SOCIAL, ECONOMIZE RECURSOS.

 

–  UMA CICLOVIA QUE NÃO COMPROMETA RECURSOS MUNICIPAIS QUE FALTAM EM TODAS AS ÁREAS.

 

– UMA CICLOVIA QUE NÃO ATROPELE CRIANÇAS NO CAMINHO, COMO ESTA AO LADO DO JARDIM DA PRAIA, PROPOSTA PELO PREFEITO.

 

–   UMA CICLOVIA QUE NÃO ESBURAQUE TODA A PRAIA E NOS DEIXE AGUARDANDO AS VERBAS POR DEZ ANOS, PROVOCANDO A FALÊNCIA DA CIDADE. A CALÇADA DA AVENIDA ANA COSTA SÓ FOI CONCLUÍDA, APÓS MUITA DEMORA E RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO, COM VERBAS PRÓPRIAS DA PREFEITURA.

ESTA É A CICLOVIA DO SOL NO LITORAL, PROPOSTA PELO VEREADOR

 

ADEMIR PESTANA

Pista de rolamento Ponta da Praia / SV

– calçada central 1,00 m –

Pista de rolamento SV/Ponta da Praia

– ciclovia na pista junto à calçada 2,50 –

Os maiores jardins de praia do mundo(Guiness Book) ficam como estão

Isto posto, apresento o seguinte REQUERIMENTO:

REQUEIRO, ouvido o plenário na forma regimental, que esta casa oficie ao Exmo. Sr. Promotor de Meio Ambiente de São Vicente, Fernando Reverendo Vidal Akaoui; ao CONDEPHAAT, na pessoa de seu presidente Gilberto Melhen; ao Secretário de Obras e Meio Ambiente de São Vicente, Luiz Terra, assim como para o vereador de São Vicente Alfredo Moura, assim como para a comissão de Meio Ambiente da OAB, na pessoa do Dr. Luiz Soares, c/c da justificativa, atendendo aos esclarecimentos sobre o projeto da Ciclovia do Sol.