Select Page

Como durante tanto tempo e tantas bicicletas atravessando o túnel – e sendo abalroadas pelos carros velozes naquela via rápida e de tráfego intenso – inexistiu ciclovia nesse caminho lógico? A cidade acompanhou nossa luta insistente de anos pela instalação de ciclovia no túnel, que propusemos sempre ainda que sob a contestação de muitos. Mas a clareza de sua necessidade derrubaria, tínhamos certeza, qualquer barreira – como foi o reconhecimento pelo Governo Papa de sua essencialidade que, afinal, não era tão complexa ou cara.

Não foi idéia genial, apenas constatação humanitária, a verificação de que o túnel Rubens Ferreira Martins necessitava desta melhoria. Os ciclistas, afinal, também são gente e numerosos não atravessavam o túnel por prazer ou por intuito de desobediência da proibição de fazê-lo. Arriscavam-se, na sua vida arriscada e difícil do trabalho e do esforço mal-recompensado e sempre desprezado. Como era, com caminhos rápidos oferecidos apenas aos que tem carro, vedados aos ciclistas.

O direito concedido às pessoas de se deslocarem de bicicleta de forma rápida pelo túnel, tão pleiteado por este vereador, afinal se concretiza. Saudamos esta nova trilha que premia todo um projeto cicloviário, premia o trabalho e seus agentes, tornando a cidade mais humana. As bicicletas merecem e mais, merecem a ampliação das rotas já existentes interligando-as e permitindo a integração segura do transporte popular, que para fugir do transporte individual, como se planeja, deve oferecer condições de segurança e conforto mínimos, presteza e rapidez, custo baixo. As ciclovias e os ônibus confortáveis e presentes dia e noite são elementos imprescindíveis para uma cidade melhor.