Select Page

A situação da área de Saúde no País é crítica e na Baixada Santista não é diferente. Na condição de vereador e presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana (PSDB) conhece bem os problemas que norteiam a saúde pública. E assim como ele, outros gestores de hospitais driblam diariamente os elevados custos provenientes de procedimentos, materiais e salários de funcionários.

O parlamentar anda muito preocupado com as sucessivas elevações de tarifas de energia elétrica e a recente implantação do sistema de “bandeiras tarifárias” que elevarão ainda mais os custos de energia. Embora não seja prerrogativa do legislativo municipal intervir nesta questão de cunho nacional, Ademir Pestana se manifestou sobre o tema na Câmara. Ele encaminhou um ofício ao Ministério de Minas e Energia com o objetivo de solicitar estudos no sentido de promover a implantação de tarifa diferenciada aos hospitais sejam eles filantrópicos e/ou privados, auxiliando no equilíbrio do custo operacional destas instituições.

Na justificativa, ele afirmou que os procedimentos realizados pelos hospitais estão limitados à tabela SUS e os planos de saúde por sua vez, encontram-se atrelados a Agência Nacional de Saúde (ANS). “Entendo que a elevação desta tarifa prejudicará ainda mais a tão combalida saúde pública prejudicando inclusive os usuários do sistema”, disse.