Select Page

Aprovada pela Câmara, a Lei Municipal 3.971/2021, oficializou o Dia do Aplauso. Tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem do Município de Santos. Assim, a proposta é que as instituições de saúde da cidade promovam um minuto de aplausos ao meio-dia, anualmente, sempre no dia 12 de maio. Dessa forma a data passou a ser inserida no calendário oficial de eventos da prefeitura.

Oficialmente a data foi reconhecida em 1974, por decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Assim, o dia 12 de maio foi escolhido a fim de homenagear o nascimento de Florence Nightingale, considerada a “Mãe da Enfermagem Moderna”.

De iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB) por meio de projeto de lei, segundo ele, além dos significativos aplausos, é essencial apoiar e incentivar as causas por melhores condições salariais e jornada de trabalho justa. O vereador lembrou que, recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o piso salarial nacional para profissionais de Enfermagem. “Esse grande avanço deve ser comemorado por todos nós!”, disse.

Ademir Pestana ressaltou que a luta continua. Ao se intitular como sendo o vereador da saúde, lembra que o Dia do do Aplauso passa a ser um gesto que faz lembrar o verdadeiro reconhecimento que os profissionais de enfermagem têm da sociedade. “Eles são os anjos de branco”, disse.

A partir de março de 2020, a humanidade viveu tempos difíceis diante da pandemia da Covid-19 e os profissionais da saúde mostraram-se incansáveis se desdobrando para salvar vidas.