Select Page

Em Santos, o Dia do Mesatenista é lembrado todo o dia 8 de agosto por meio da Lei Municipal nº 2.932/2013 aprovada na Câmara e de iniciativa do vereador, Ademir Pestana (PSDB). A sugestão de incluir a data no calendário oficial da cidade partiu do ex-mesatenista Márcio Tovar. O torneiode Tênis de Mesa na cidade foi aberto no dia 6 de agosto, na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, no Gonzaga. No dia 8 de agosto de 2013 ocorreu a abertura do XXIII Aberto do Brasil de Tênis de Mesa da Federação Internacional.

Segundo Tovar, Santos é referência para o Brasil na modalidade esportiva de Tênis de Mesa desde a década de 30 e um celeiro de esportistas de grande nível. Para Ademir, isso justifica a oportunidade de poder homenagear grandes clubes e associações, em especial todos os mesatenistas que ajudaram a elevar o nome de Santos no cenário Nacional e Internacional.

A cidade já conquistou 29 títulos em Jogos Regionais, nas categorias: masculino e feminino e obteve 24 títulos em Jogos Abertos do Interior e ainda foi base da Seleção Paulista e Brasileira em todas as categorias. Grandes equipes foram formadas na cidade, como o Esporte Clube Senador Feijó (1969), o Pasteur Futebol Clube (1973), Centro Espanhol de Santos, Academia Afonso Valente e atualmente, o ADC Estrela de Ouro.

Circuito mundial

Nos anos de 2012 e 2013, o Município sediou uma das etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa da Federação Internacional divulgando para o mundo a tradição da cidade na modalidade. Conforme Márcio Tovar, Santos tem uma história marcante no esporte e o tênis de mesa também tem sua trajetória por possuir um grande número de praticantes e esportistas com destaque no ranking paulista e brasileiro.