Select Page

O vereador Ademir Pestana (PSDB) solicitou ao Executivo para que faça estudos visando o plantio de árvores em ruas e avenidas que praticamente inexistem árvores, a exemplo das ruas Oswaldo Cruz e João Pessoa. No requerimento apresentado em sessão plenária, no dia 18 de maio, Ademir sugere que sejam plantadas espécies que não danifiquem o calçamento, não causem interrupção à fiação elétrica e tragam de volta os pássaros que contribuem para o equilíbrio ambiental e interagem com a vegetação.

Na justificativa, o vereador discorreu que o crescimento desordenado das cidades tem comprometido a qualidade de vida dos seus habitantes, com o distanciamento do homem da natureza e a ausência desta em meio à paisagem edificada. “Nos últimos 10 anos, Santos teve um crescimento acelerado verticalmente com grandes empreendimentos. Isso leva-nos a refletir sobre a importância cada vez mais do homem com a natureza”, disse.

A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, sejam eles ambientais, estéticos, sociais e econômicos. Dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais, proporcionando um conforto ambiental.

Ademir espera que a cidade de Santos seja incorporada cada vez mais a projetos ou programas de arborização para obtenção de um ambiente urbano mais agradável em todos os aspectos, inclusive, com a volta dos pássaros na paisagem urbana que são atraídos pelas árvores frutíferas.

Segundo ele, após consultar um paisagista, algumas espécies se mostram ideais para o plantio já que não danificam o passeio e não interferem na fiação elétrica, dentre elas estão: a pata de vaca, aroeira-mansa, quaresmeira, resedá ou cássia-imperial.