Select Page

O evento denominado Pedal Anchieta que este ano entra em sua 2º edição e espera trazer cerca de 50 mil ciclistas para a cidade de Santos, será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Santos por iniciativa do vereador Ademir Pestana (PSDB) no dia 1º de novembro, às15 horas (sexta-feira), no Auditório Zeny de Sá Goulart. A Câmara fica na Praça Ten Mauro Batista de Miranda, nº 01 – no Bairro Vila Nova.

Desde 2009 ciclistas da cidade de São Paulo passaram a se organizar na cidade com destino ao litoral, seja como protesto, eventos organizados ou mesmo combinando em redes sociais, criando assim uma tradição. Sempre no início de dezembro milhares de ciclistas partem rumo ao mar, tendo como destino final o Canal 1 da cidade de Santos, que também é o ponto de chegada da Rota Cicloturística Márcia Prado, trajeto criado também pelos ciclistas.

Em 2018 o evento reuniu 40 mil ciclistas que invadiram a cidade, trazendo muitos benefícios ao comércio local mas também alguns contratempos, já que a cidade não estava preparada para recebê-los. Segundo o parlamentar, o encontro tem por objetivo cobrar do poder público ações voltadas a segurança e infraestrutura para recepcionar os milhares de ciclistas que passarão pela cidade.

O evento desse ano é organizado pelo Instituto BRCiclos (bicicreteiro.org/instituto-brciclos) e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Santos. O vereador Ademir Pestana disse que a reunião se faz necessária dada as inúmeras reclamações devido ao grande fluxo de bicicletas na cidade e principalmente por parte do comércio local, já que muitos restaurantes tiveram até seus estoques zerados por não saberem previamente do evento.

Ademir aponta que Santos por ser uma cidade eminentemente turística precisa estar amplamente preparada, pensando no futuro, quando a Rota Márcia Prado for implementada, o que trará um fluxo constante de ciclistas para a cidade durante todo o ano e não apenas em eventos pontuais.