Select Page

A Secretaria de Defesa da Cidadania, através do Conselho Municipal de Participação da Comunidade Negra da Prefeitura de Santos, realizou na manhã do dia 12 de abril, homenagem póstuma ao Ex-Prefeito de Santos, Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho no Cemitério do Paquetá, onde está sepultado. O vereador e líder do PSDB, Ademir Pestana compareceu ao evento, pois além de ser um grande admirador do ex-prefeito, também preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das políticas públicas de igualdade racial e étnica do legislativo.

Se estivesse vivo Tarquínio estaria hoje com 89 anos. Ademir Pestana é autor de um projeto de emenda à lei orgânica que visa reconhecer a memória de Esmeraldo Tarquínio à condição honorífica de prefeito municipal de Santos.

O parlamentar também solicitou o tombamento de seu túmulo. Tarquínio foi eleito prefeito em 1968, mas não assumiu o cargo porque o regime militar cassou seu mandato. “Ele foi uma das personalidades mais importantes da política santista e nacional e por isso merece ser reverenciado”, disse Ademir.