Select Page

Na Câmara, vereador sai em defesa de atletas vítimas de racismo

O governo do Estado prepara a campanha “São Paulo contra o Racismo no Esporte” envolvendo grandes clubes de futebol de S. Paulo, entre eles o SFC. A professora Eliza Lucas, coordenadora de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena, órgão da Secretaria da Justiça, esteve na cidade no dia 24 de março para divulgar o evento. Acompanhada do jornalista e advogado Dojival Vieira, editor da Afropress, ambos foram recebidos na sala da presidência do Santos, na Vila Belmiro, pelo presidente Modesto Roma Júnior que manifestou apoio. O ex-jogador santista e tricampeão mundial na Copa de 70, Clodoaldo também participou do encontro.

A campanha prevê ações envolvendo jogadores e torcidas organizadas. O encontro foi intermediado pelo vereador Ademir Pestana (PSDB) que na Câmara preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das políticas públicas de Igualdade Racial e Étnica. Devido a um compromisso em Brasília, Ademir Pestana não pôde estar presente, mas foi representado pelos assessores Fernando Scheffer e Sandra Ramos, educadora e advogada que milita nas causas contra o racismo promovendo debates em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e Conselho Municipal da Comunidade Negra de Santos.

Na Câmara, o vereador tem se manifestado sobre fatos envolvendo atos racistas também nos campos de futebol. Ano passado, ele saiu em defesa do volante Arouca após sofrer ofensas racistas por parte dos torcedores do Mogi Mirim.

A professora Elisa Lucas informou que o lançamento da campanha deve acontecer no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alcimin e destacou a importância da participação efetiva do clube na luta contra o racismo e o preconceito.