Select Page

Quem passa na Av. Presidente Getúlio Dorneles Vargas, no Valongo em Santos se depara

com um novo visual. É que os 14 pilares que sustentam o viaduto próximo à rodoviária estão coloridos. Trata-se do Projeto Pilares de Santos, coordenado pela OGS (Organização Grafite Santos) e MPMNH2 (Projeto Muito Prazer, meu nome é Hip Hop). O objetivo foi expor em grande formato, obras dos artistas grafiteiros da região, criando uma galeria de arte a céu aberto. O projeto que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar proposta pelo vereador Ademir Pestana (PSDB) que destinou dinheiro para a compra de tintas e pagamento de cachê artístico.

Foram montados andaimes para dar suporte aos 25 grafiteiros, cujo trabalho levou quase
três dias. Conhecido como “Cracolândia”, o local agora impressiona pelas cores vibrantes e criatividade. O vereador explica que o apoio ao projeto foi inspirado em uma grande obra do artista brasileiro Eduardo Kobra, nas ruas de Nova Iorque. “E foi conversando com os grafiteiros de nossa cidade, que achei que poderíamos executar algo semelhante”, disse.

O vereador foi conferir de perto os pilares coloridos e conversou com vários grafiteiros. “O que eles fazem é sensacional”. Segundo Ademir Pestana, ele quer buscar outros espaços junto com os grafiteiros para deixar a cidade mais colorida. Os 21 vereadores têm direito a uma verba parlamentar de R$ 226 mil. Ademir Pestana já destinou parte de sua verba para novos trabalhos da arte do grafite para o próximo ano.