Select Page

Terminaram no Gabinete do prefeito Papa, após o encerramento da sessão da Câmara desta quinta-feira 16 de outubro, as gestões para aprovação do Projeto de Lei do vereador Ademir Pestana para criação de subvenção da Prefeitura ao Grupo Esperança de Apoio aos Portadores de Hepatite C, trabalho do parlamentar de amplo trabalho na Saúde Pública na cidade. Dezenas de militantes acompanharam a sessão, em que, apesar disso, não foi votado o Projeto.

Ao final da sessão, Ademir e Jeová, presidente do grupo, foram pedir a Papa, através de seu Chefe de Gabinete, que viabilizasse essa ajuda – já que viera do líder do prefeito na Câmara a notícia de que ela não seria sancionada pelo Executivo, apesar de contar com o apoio dos vereadores. Ficou acertado que o Projeto de Lei seria transformado em Indicação ao Prefeito para, então, receber ou não a sanção do Executivo. O Projeto já havia sido pautado antes da eleição e teve sua votação adiada para afastar propósitos meramente eleitoreiros, já que se trata de uma das maiores e mais atuantes entidades humanitárias da cidade.

Pautado para esta sessão do dia 16 de outubro, após três anos de tramitação na Casa, a primeira entidade do gênero do país, comandada por Jeová Pessim Fragoso desde sua fundação há oito anos – período em que agregou milhares de sócio-portadores e simpatizantes – não teve premiada sua trajetória de defesa e orientação destes que tem a doença com índices superiores ao da AIDS no Brasil e que tem obtido inúmeras conquistas para estes pacientes, como medicações e exames – inclusive na Beneficência Portuguesa -, “que se ampliarão com este apoio municipal em defesa da Saúde Social na cidade”.