Select Page

O evento denominado Pedal Anchieta que acontecerá no primeiro domingo de dezembro, reunindo milhares de ciclistas de São Paulo com destino a Santos foi tema de uma audiência pública na Câmara, na última sexta-feira (01/11). O encontro  reuniu grupos de pedal da Capital, como o Instituto BRCiclos que este ano organiza o evento e o Ciclo Comitê Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes da Prefeitura de Santos, Governo do Estado e das polícias Militar e Rodoviária. A reunião foi organizada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) presidida pelo vereador Ademir Pestana (PSDB).

Durante o encontro, foram destacadas insatisfações dos organizadores quanto a falta de infraestrutura e contratempos ocorridos no evento do ano passado, quando cerca de 40 mil ciclistas desceram para a cidade. Um dos problemas citados foi o desabastecimento de restaurantes que não se prepararam para recepcionar os ciclistas. Abordaram, ainda, preocupação quanto a segurança e atendimento à saúde. O advogado Aparecido Inácio, do Ciclo Comitê Paulista fez uma explanação detalhada do evento de 2018, quando o movimento gerou recursos para o Município da ordem de R$ 2 milhões de reais.

André Tanque Pasqualine, do Instituto BRCiclos falou dos problemas de infraestrutura que os ciclistas enfrentam e da falta de uma lei que oficialize o evento. Este ano, estão previstos cerca de 50 mil ciclistas. O Ouvidor Municipal, Rivaldo Santos sugeriu uma campanha por parte da administração municipal como forma de divulgar amplamente o evento. O gerente operacional da CET, Elcio Giangiulio garantiu empenho do órgão de trânsito para receber os ciclistas. Já as polícias Militar e Rodoviária garantiram minimizar ao máximo os resultados negativos.

Na sessão do dia (4/11), o vereador Ademir Pestana apresentou uma Moção de Apoio aos milhares de ciclistas e organização do evento. O documento foi encaminhado ao prefeito Paulo Alexandre e Governador do Estado João Dória pedindo empenho na realização do evento de 2019.

TRADIÇÃO – Desde 2009 ciclistas da cidade de São Paulo passaram a se organizar na cidade com destino ao litoral, seja como protesto, eventos organizados ou mesmo combinando em redes sociais, criando assim uma tradição. Sempre no início de dezembro, milhares de ciclistas partem rumo ao mar, tendo como destino final o Canal 1 da cidade de Santos, que também é o ponto de chegada da Rota Cicloturística Márcia Prado, trajeto criado também pelos ciclistas.