Select Page

Será nesta sexta-feira dia 22, às 19 horas na Sala Princesa Isabel, a homenagem à professora Kátya Patella, dona de imensa trajetória curricular a que se dedicou por toda sua vida. A homenagem será prestada pelo vereador Ademir Pestana, que se considera “honrado” em oferecer a Medalha Brás Cubas à mestra.

Professora de português, inglês e francês, palestrista, violonista, escritora, revisora, professora-visitante em universidades de Portugal, Espanha, Egito, Israel e Grécia, não é pouco, é Kátya Patella. E hoje é seu dia como de seus personagens célebres, ela personagem da cidade que a ostenta como referência do saber que ficou e não se afastou, consciente da sabedoria de suas praias, se seu jardim, de seu mar, de seu porto, suas praças, seus referenciais como um dos primeiros senão o primeiro núcleo produtivo do país.

Ela produziu e produz saber na Santos de todos os santos, fundada no Dia de Todos os Santos em 4 de novembro de 1546, antes povoada pelo Bacharel desde 1506. Santos de sua gente, de seus intelectuais e pensadores, de seus escritores que a descrevem e poetizam. A cidade que a cada dia se desenvolve e que agora com o petróleo multiplica a riqueza passada do café – e que desta vez será para todos. Kátya escreveu livros e artigos em centenas de publicações, ministrou aulas em centros de ensino como de Direito, Comunicação, Engenharia, Administração, Pedagogia, Ciência da Computação, Fisioterapia, Letras, Biologia, Matemática.

Sua homenagem é mais do que merecida, necessária e substancial, exigível, papel a que fomos honrosamente delegados pelo acaso que supervisiona todas as coisas. Esta homenagem se dá aqui, mas apenas consagra àquela silenciosamente dada em sua longa trajetória de maestria, ampla geográfica e humanamente, em que atuou como decodificadora dos códigos do conhecimento para transmiti-lo aos seus alunos.

Iremos conhecer uma das mais excepcionais figuras do professorado brasileiro, que por gosto ficou entre nós. É professora. Em 15 de Outubro se comemora o Dia do Professor. Comemoraremos o Dia de Kátya, um das referências desta tarefa maior de manutenção e ampliação da experiência humana que se deu por razões que a ciência explica como de aumento da capacidade de raciocínio. Estamos perto do Dia dos Professores, estaremos, no dia 22, no Dia de Kátia.