Select Page

A Unimed de Santos, que homenagearemos em seu dia, é uma cooperativa de trabalho, formada e dirigida por médicos. Pioneira no cooperativismo de trabalho médico no mundo foi fundada em 18 de dezembro de 1967 e está completando 40 anos de defesa da vida para a Saúde Social. A criação da Unimed de Santos foi uma resposta da classe médica à exploração de saúde como fonte de lucros, patrocinada por empresas mercantis.

A falência do sistema público de saúde ensejou o aparecimento de inúmeras dessas empresas, que se dizem prestadoras de assistência médica, mas que, na verdade transformam a saúde em uma atividade econômica como outra qualquer. O Sistema Unimed traduz a rejeição e o combate à mercantilização da Medicina. Por ser uma cooperativa, não há intermediários entre médicos e pacientes e nem há objetivo de lucro.

A UNIMED representa um modelo alternativo e democrático de organização, que fortalece a ética médica e dignifica o paciente, oferecendo assistência personalizada e de qualidade. A partir de Santos, o Sistema Unimed foi implantado em todo o Brasil e já opera em três países da América Latina.

São mais de 350 cooperativas brasileiras, congregando 98 mil médicos e beneficiando 13 milhões de clientes.