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Requerimentos alertam a Seduc sobre a necessidade de serviço integrado

As redes sociais frequentemente são bombardeadas com reclamações de pais e alunos sobre questões estruturais nas escolas da rede: falta de climatização, prédios antigos que necessitam reparos etc. “Conversando com alguns diretores de escolas, percebemos que muitos administram bem as verbas que recebem, sejam oriundas da esfera municipal ou federal”, afirma o vereador Ademir Pestana (PSDB). Segundo ele, os dirigentes de escolas investem em melhorias estruturais para seus equipamentos como a compra de aparelhos de ar condicionado, bebedouros etc. No entanto, muitos ficam reféns da burocracia municipal e da falta de agilidade dos serviços públicos, quando por exemplo, aguardam por semanas e meses que reparos elétricos sejam concluídos pelos técnicos da prefeitura.

Ademir Pestana apresentou requerimentos neste sentido tendo como retorno de que a Seduc já possui uma Perua “Nota dez” que executa serviços de manutenção nas escolas, além do apoio prestado pelas regionais da Secretaria de Serviços Públicos e a implantação da ARP – Ata de Registro de Preços, adotada para agilizar os trâmites de compras e aquisições. Na sessão do último dia 3, ele solicitou ao prefeito que estabeleça e divulgue cronograma de reformas das Unidades Municipais de Educação, considerando que boa parte destes equipamentos necessita de grandes intervenções estruturais.

A Secretaria de Educação de Santos possui quase 5 mil funcionários e aproximadamente 29 mil alunos distribuídos em 80 unidades entre Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos. São números expressivos se considerarmos que muitas cidades possuem igual número de habitantes. No entanto, apesar das dificuldades técnicas e operacionais atinentes a esta pasta, a Seduc não dispõe de um quadro de servidores próprios, direcionados a execução e manutenção de serviços em sua área de abrangência. Ou seja, problemas estruturais, hidráulicos e elétricos ocorridos diariamente em nossas escolas são de responsabilidade dos profissionais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos que também prestam atendimento a toda a cidade. Não é preciso fazer muitas contas para concluir que a demanda de problemas registrados é muito maior que o número de trabalhadores ou servidores para executar os serviços. Por este motivo, há muitos atrasos na execução dos reparos e solução de problemas, que vão desde a simples troca de lâmpadas, à instalação de computadores e aparelhos de ar condicionado.

É preciso maior agilidade e ampliação do quadro de funcionários especializados (engenheiros, eletricistas, marceneiros, encanadores etc) além de estrutura adequada para atender às necessidades próprias das Unidades Municipais de Educação da rede. Os gestores são cobrados por pais e comunidade escolar mas em muitos casos, encontram-se de mãos atadas pois possuem limitações legais que os impedem de adotar algumas medidas, sobretudo do ponto de vista estrutural.