Select Page

Não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde no Brasil que tenham sido contaminados ou que vieram à óbito pelo Covid-19. Estima-se que cerca de 7 mil entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, foram afastados do trabalho desde o começo da pandemia por apresentarem sintomas suspeitos.

Em Santos ainda não há este levantamento, no entanto, a Câmara aprovou na sessão plenária requerimento que propõe homenagear por meio de um Memorial, todos os profissionais da área da saúde que perderam suas vidas na luta contra o Covid-19.

Pela proposta apresentada pelo vereador Ademir Pestana (PSDB), a ideia, é registrar seus nomes e função, para que desta forma este agradecimento da sociedade se perpetue pelas gerações futuras. Sugere implantar no saguão da Nova UPA da Zona Leste, que no momento está funcionando em caráter emergencial como Hospital de Campanha, um Memorial em homenagem a todos os profissionais.

Ademir Pestana preside o Hospital Beneficência Portuguesa e acompanha de perto o empenho diário dos profissionais da saúde na luta contra o Covid-19. “Eles são incansáveis e estão abrindo mão de estarem no cotidiano com seus familiares para salvar vidas”. Ademir tem certeza que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa será sensível à ideia.