Select Page

A Prefeitura de Santos já anunciou que vai abrir pregão eletrônico para a compra de uma motolância. O veículo, uma motocicleta, fará parte da atual frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ideia partiu do vereador Ademir Pestana por meio de requerimento apresentado durante sessão plenária em maio no ano passado. Além disso, ele destinou verba parlamentar no valor R$ 60 mil para a aquisição de duas motocicletas.

As motolâncias já vêm sendo utilizadas por alguns municípios e são pilotadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem com treinamento especial. Carregam equipamentos como desfibrilador automático, medicações e materiais de imobilização para prestar os primeiros socorros aos pacientes.

O vereador acredita que a redução do tempo de resposta no atendimento pré-hospitalar do paciente de emergência pode ser o diferencial para salvar uma vida. “O uso da motolância é fundamental, tendo em vista a sua capacidade de mobilidade no trânsito urbano”, disse.

Segundo Ademir, o serviço de motolância pode ajudar nos casos de doenças cardiovasculares como ataques cardíacos, infartos ou derrames. Ele explica que todas as chamadas passam pelo sistema regulador que avaliam urgência e emergência. “É nessa hora que a motolância entra em ação e chega rápido para dar o suporte”.