Escolha uma Página

Em Santos, o novembro azul tem como objetivo alertar os homens sobre o câncer de próstata. O mês entrou no calendário oficial da cidade, por meio da Lei Municipal nº 2.938/2013 de autoria do vereador e líder do Governo no legislativo, Ademir Pestana (PSDB) que também destinou verba parlamentar para incrementar a campanha.

Depois do outubro rosa para a prevenção ao câncer de mama, agora é a vez do novembro azul para a detecção precoce do câncer de próstata e para outras doenças. O novembro azul entrou no calendário da saúde de Santos por meio da lei municipal 2.938/2013 de autoria do vereador e líder do Governo Ademir Pestana (PSDB) e o município terá programação especial para este mês.

Algumas policlínicas estarão abertas no dia 24 (sábado) para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quando haverá coleta para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata). Haverá ainda, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis. O objetivo é abranger os cuidados da saúde do homem.

Como gestor de um hospital filantrópico, Ademir Pestana afirma ter presenciado diversos casos que poderiam ser revertidos se detectados antes por meio de exames, como o PSA. Por ano, são diagnosticados cerca de 47 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.