Select Page

A atual pandemia do coronavírus está transformando e mudando hábitos. Uma das principais preocupações na retomada da atividade econômica é a possibilidade de contaminação no transporte coletivo em virtude da superlotação do sistema. A Câmara aprovou requerimento visando promover campanhas de incentivo ao uso da bicicleta. O documento também sugere realizar cursos para pedalar com segurança e ampliar a infraestrutura existente com mais bicicletários e novas rotas cicloviárias.

De autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB), ele defende que países como França e Alemanha têm incentivado o uso de bicicletas como forma de evitar aglomerações no transporte público. Ressalta também que em cidades da Alemanha foram criadas ciclovias adicionais para permitir maior fluxo de usuários.

“O Governo Francês investirá 20 milhões de euros na melhoria da infraestrutura de ciclovias e no aumento dos estacionamentos para bicicletas. Será dado um auxílio de 50 euros para as pessoas que quiserem consertar suas bicicletas, além de um treinamento para pedalar com segurança”, disse.

Segundo o vereador, Santos dispõe de uma boa malha cicloviária, além de ser uma cidade plana, o que facilita o uso da bicicleta. Recente pesquisa realizada em São Paulo, mostra que os paulistanos pretendem se deslocar mais a pé ou de bicicleta após a pandemia de coronavírus.