Select Page

O vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou requerimento questionando a prefeitura, sobre quais os órgãos responsáveis pela emissão de alvará e fiscalização dos parques de diversão instalados na cidade. Quer saber ainda, quantos estão instalados regularmente na cidade. A preocupação se deve em função de uma matéria veiculada recentemente, em uma emissora de TV local sobre a situação dos parques de diversões em muitas cidades e entre elas: Santos.

Na justificativa, o parlamentar esclarece que por trás da magia que encanta crianças e adultos, estes locais podem oferecer riscos muito sérios (inclusive de morte) a seus frequentadores. Problemas nas instalações elétricas, brinquedos sem manutenção, caixas de distribuição de energia sem proteção, fiação exposta com emendas, desgaste em partes mecânicas dos brinquedos e falta de itens de segurança foram alguns dos problemas mais registrados pela reportagem.

Acompanhados dos repórteres da emissora, engenheiros do Conselho Regional de Engenharia estiveram no parque instalado no Morro da Nova Cintra, em Santos e confirmaram as irregularidades. Após receber ameaças dos proprietários, jornalistas e técnicos deixaram o local e o parque continuou funcionando “normalmente”.

“Na realidade, todos os parques precisam ter um profissional responsável pelas instalações, como engenheiros mecânicos ou eletricistas”, disse o parlamentar. Para ele, os alvarás de funcionamento só poderiam ser concedidos mediante apresentação de laudos das condições elétricas e equipamentos, além de Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs), que definem os responsáveis pelas instalações. “No caso citado em nossa cidade, parece que não houve fiscalização eficiente, restando aos usuários à exposição aos perigos decorrentes da falta de estrutura e manutenção”.