Select Page

Um levantamento a ser feito por alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) irá mapear a população e hábitos dos pombos em Santos e São Vicente. Mais uma vez a espécie será objeto de pesquisa. No último estudo, de 2007, havia 160 mil aves nas duas cidades. Desde que o vereador Ademir Pestana (PSDB) reassumiu o seu mandato na Câmara, ele tem questionado o Executivo sobre a necessidade de mecanismos capazes de controlar a espécie que se prolifera cada vez mais em Santos.

Recentemente, Pestana apresentou um requerimento demostrando preocupação com relação às fezes de pombos espalhadas na Rodoviária. Podem ser vistas nos relógios, nas marquises, placas, lixeiras e no chão. Segundo o parlamentar, o trabalho a ser feito pelos alunos da Unisanta poderá contribuir com o poder público.

Em um trabalho anterior, Ademir Pestana também indicou a Prefeitura, a necessidade de uma campanha esclarecedora sobre os fatores de risco em alimentar os pombos. “Muitas pessoas vêem os pombos como símbolo da paz. Eles são realmente aves mansas, mas que transmitem muitas doenças”, alerta. A prefeitura vem realizando fiscalizações e uma série de ações educativas com a população para que evite alimentá-los.