Select Page

Por iniciativa do vereador Ademir Pestana, a Câmara de Santos homenageou dia (18/05), 36 profissionais de enfermagem durante solenidade para a entrega do Ato de Outorga Prêmio Anna Nery 2022 que contou com a participação do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), presidido por Elaine Aparecida Leoni. A sessão solene que aconteceu no Plenário Dr. Oswaldo De Rosis, está prevista na Lei Municipal nº 3.265, de 12 de maio de 2016.

A outorga é uma tradição do (SEESP) que tem por objetivo homenagear e reconhecer os profissionais de enfermagem que se destacaram no processo de cuidar e pela dedicação e empenho em seus locais de trabalho. Este ano, foram escolhidos os profissionais que fizeram a diferença durante a pandemia da Covid-19. Segundo o (SEESP) a enfermagem representa cerca de 70% dos trabalhadores da saúde e atinge a marca de 2 milhões e 600 mil profissionais em todo o País, sendo considerada a base de sustentação em todo o universo do atendimento de saúde.

O vereador Ademir Pestana que presidiu o evento, fez o discurso de saudação pelo terceiro ano. Durante a homenagem, uma modelo usando o tradicional uniforme da categoria à época, representou a enfermeira Olímpia de Araújo, brasileira que participou da segunda guerra mundial. Nas mãos da personagem, uma lamparina, símbolo da enfermagem. Outros enfermeiros entraram no plenário usando trajes de época mostrando a evolução histórica da enfermagem brasileira.

Também gestor do Hospital Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana disse sentir-se honrado em participar deste momento mais uma vez. “Conheço bem a rotina incansável desses profissionais”, disse. Devido ao período pandêmico 2020/2021 não foi possível realizar solenidades.

Aplausos – O vereador Ademir Pestana é autor do Projeto de Lei que oficializou o Dia do Aplauso na Lei Municipal 3.971/21. Visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da enfermagem no Município. Todo o dia 12 de maio, ao meio-dia, às instituições de saúde promovem um minuto de aplausos.

Prêmio Ana Nery – Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Casou-se aos 23 anos e ficou viúva com 29 anos, quando em 1843, seu marido morreu a bordo de um veleiro, no Maranhão. Ela criou sozinha três filhos. Dois tornaram-se médicos e um militar.