Select Page

O aumento de pessoas em situação de rua em Santos é cada vez maior, isso se deve principalmente a crise econômica do País. Preocupado, o vereador e líder do Governo, Ademir Pestana (PSDB) pediu estudos na sessão do dia (13/08) para que a Prefeitura implante o Programa Nova Chance. O objetivo é promover a reinserção social da população de rua por meio da formação de frentes de trabalho para que atuem no setor de limpeza e manutenção de vias públicas, praças e jardins.

Segundo Ademir, a intensão é proporcionar ao participante alojamento provisório, alimentação e requalificação profissional para que ao término de um período esteja habilitado a ser reinserido no mercado formal de trabalho. “Independente do motivo que leva uma pessoa a morar na rua, a reinserção à sociedade é bastante dificultosa”.

Ele acredita que se o poder público não colocar em prática políticas públicas eficazes, cada vez mais a cidade irá se deparar com essas pessoas ao relento, ocupando as praças públicas e marquises. O último levantamento, de 2013, apontou 797 pessoas: 591 moradores de rua e 206 em abrigos. “Sem dúvida esse número é muito maior do que se pode imaginar”, concluiu.