Select Page

A população de Santos, assim como todos os brasileiros, encontra-se com grande temor em função do avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Preocupado, o vereador Ademir Pestana (PSDB), apresentou na sessão do dia 7 de dezembro, projeto de lei criando a frente de trabalho na saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Pelo projeto, a frente de Trabalho será organizada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da contratação de pessoas desempregadas e residentes na Cidade. Estas irão trabalhar diariamente seis horas corridas, sendo remuneradas com um salário mínimo, sem vínculo empregatício com a Prefeitura, nas mesmas formas legais já existentes como Frentes de Trabalho instituídas no Município.

Os prefeitos da região, por intermédio do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), encaminharam à Secretaria Estadual de Saúde uma proposta para a contratação do tipo. O objetivo é que as contratações reforcem as equipes de Saúde que já atuam nos municípios.

Ainda conforme o projeto de Ademir Pestana, a Frente de Trabalho na Saúde para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti terá duração enquanto durar a ameaça de epidemia na Cidade. Fica também o Município, responsável pelo acompanhamento gestacional das pessoas infectadas, como também o fornecimento de repelentes às gestantes cadastradas nos programas de atenção as mesmas.