Select Page

Diariamente, no Brasil e no mundo, milhares de mulheres são vítimas de violência física e psicológica. Diversas são as lesões e sequelas que as acompanham como: cortes, queimaduras, marcas físicas e psicológicas que as impedem muitas vezes, por vergonha, de ter um convívio social pleno. Preocupado com esta questão, o vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou um projeto de lei dispondo sobre a oferta e a realização de cirurgia plástica reparadora no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, um terço das mulheres já experimentou violência física e/ou sexual por parte de seus parceiros. Além disso, 7 % já sofreram violência sexual por parte de desconhecidos e 50 % já se envolveram em disputas físicas com seus companheiros. Para os especialistas, as estatísticas demonstram que a violência contra a mulher é mais frequente do que imaginamos.

O vereador justifica que a maioria das mulheres vítimas de violência não possui condições econômicas que lhes possibilitem a realização de cirurgias plásticas reparadoras. “Desta forma é mais do que justo que o SUS assegure e propicie o tratamento necessário, por meio de cirurgia reparadora, dentro dos mais atuais procedimentos e técnicas da medicina”, disse. Apresentado na sessão do dia 13 de junho, o projeto tramita nas comissões da Casa.