Select Page

A Semana de Prevenção contra riscos das hepatites virais começa em Santos em cumprimento a lei municipal nº 1990/2001 de autoria do vereador e líder do Governo, Ademir Pestana (PSDB). A iniciativa que entrou no calendário oficial do município visa principalmente, chamar a atenção da população quanto à necessidade de prevenção.

Entre as ações organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e ONG Grupo Esperança, estão os testes rápidos para detecção das hepatites B e C que ocorrerão nos dias 21, 24, 25, 26 e 27 de julho. No dia 28, das 8h30 às 15h acontece no Hospital Beneficência Portuguesa um curso de atualização em hepatites C, voltado para profissionais de saúde, estudantes, acadêmicos e demais interessados.

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

As hepatites mais conhecidas são aquelas causadas por vírus (vírus das hepatites A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. A maioria das hepatites agudas é assintomática ou leva a sintomas característicos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares.