Select Page

A afirmação é do vereador Ademir Pestana

Promovida pela Câmara de Santos, a primeira audiência pública do ano da Comissão Permanente de Saúde Higiene realizada no dia 16 de janeiro, no auditório do Legislativo teve por objetivo mostrar a atual situação dos prontos-socorros da rede municipal de Saúde. Participaram do encontro o secretário de Saúde, Marcos Calvo e vereadores dentre eles Ademir Pestana (PSDB) que também preside o Hospital Beneficência Portuguesa. No encontro, o presidente da comissão, o médio Evaldo Stanislau (PT) fez uma apresentação detalhada da situação de algumas unidades de saúde após ter constatado diversas irregularidades que comprometem o atendimento de urgência e emergência.

Na ocasião, o vereador Ademir Pestana que preside na Casa a Comissão Permanente de Fiscalização disse que o momento é propício para discutir uma possível falta de comando no setor. “Sabemos que a saúde em Santos necessita de recursos financeiros e fiscalização”. Para o vereador, a reunião chama a atenção para que se faça uma análise pontual da saúde do município, especialmente no que tange à gestão. “Não tenho dúvidas da competência do nosso secretário e do compromisso do prefeito colocando a educação e a saúde como prioridades em seu governo”.

Marcos Calvo afirmou que as ações de sua pasta se darão de médio à longo prazo. “Muitos dos problemas aqui levantados já são de nosso conhecimento. Vamos trabalhar para realizarmos um planejamento eficaz. Para isso estamos organizando uma equipe e faremos um diagnóstico profundo da saúde”. Ele garantiu rever a política de urgência e emergência nos prontos-socorros. Participaram também do encontro, representantes do Conselho Municipal de Saúde, associações, sindicatos e entidades do setor, além de usuários do sistema público.