Select Page

A Semana de Prevenção de Hepatites Virais tem início em Santos em cumprimento a lei municipal nº 1990/2001 de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB). A iniciativa que entrou no calendário oficial do município visa, principalmente, chamar a atenção da população quanto a necessidade de prevenção.

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos em parceria com a ONG Grupo Esperança, realiza nesta quarta-feira dia 27 de agosto, o II Workshop de Hepatites Virais, reunindo especialistas que falarão sobre novas drogas de combate à doença, tratamento, reações e transplantes. Na sequência, nos dias 28 e 29 serão realizados testes rápidos de triagem para Hepatite C. Toda a programação é gratuita.

O evento que será realizado no Salão Nobre da Beneficência Portuguesa (Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Vila Belmiro), em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, reunirá especialistas que falarão sobre a doença, controle, vacina, além da capacitação de profissionais e especialmente sobre prevenção.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço eletrônico: workshop2sbp@outlook.com. Mais informações pelos telefones 3222-5724 (Grupo Esperança).

Programação
9h – Abertura
– Ademir Pestana, presidente da Benefcência, Marcos Calvo, Secretario Municipal de Saúde; Deputada Federal Maria Lucia Prandi, (vice-presidente da Frente Parlamentar Nacional de Hepatites) e Dr. Ricardo Leite Hayden, Diretor Técnico do Hospital Guilherme Álvaro, representando a Secretaria de Saúde do Estado e Jeová Pessin Fragoso, presidente do Grupo Esperança.

09h30 – Palestra: “Novas drogas para Hepatite C – Eficácia e Expectativas de Acesso”.
Palestrante – Dr. Evaldo Stanislau Afonso de Araujo, infectologista – Hospital Guilherme Álvaro, Hospital Ana Costa, Hospital das Clínicas/SP e integrante titular do Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde para Hepatites.

10h00 – Palestra: “Dificuldades no tratamento devido a reações adversas dos medicamentos”.
Palestrante Dr. Marcos Montani Caseiro, infectologista, professor da Unilus e responsável pelo Ambulatório de Hepatites da SPB.

10h30 – Palestra: “Em que momento do agravo, passa a ser indicado o transplante hepático como única terapia”.
Palestrante – Dr Rogério Camargo Pinheiro Alves, Hepatologista da Sociedade Portuguesa de Beneficência/Santos e da Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Paulo, integrante da equipe de transplante de fígado de centros transplantadores da capital paulista.

11h – Painel de Discussão – Palestrantes e plateia
Moderador: Pedro Molina, voluntário responsável pelo setor de transplante hepático do Grupo Esperança.

11h30 – (Encerramento) – Coffee break e entrega de certificados.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço eletrônico: workshop2sbp@outlook.com Mais informações pelos telefones 3222-5724 (Grupo Esperança).

Dias – 28 e 29 – das 8h às 16hs, no ambulatório da SPB, entrada pela Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200 Vila Belmiro em Santos, serão realizados testes rápidos de triagem para a Hepatite C, para o público em geral. Basta ter mais de 12 anos (menor de 18 deve ser acompanhado de pais ou responsáveis), não precisa estar em jejum. É apenas uma picadinha no dedo, totalmente indolor. Caso apresente algum resultado reagente, haverá imediato encaminhamento gratuito para tratamento.