Select Page

O mês de novembro ficou mais azul desde a aprovação do projeto de lei do vereador Ademir Pestana (PSDB). Sancionado pelo prefeito Paulo Alexandre ano passado, propõe a inclusão da necessidade de conscientização da prevenção do câncer de próstata no Calendário Oficial do município. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

“A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde criaram o “Novembro Azul” indicando o dia 17 de novembro, como o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Câncer de Próstata e da Saúde do homem”, explica o vereador.

A Lei Municipal nº 1.600, de 27/6/97 dispõe sobre campanhas de conscientização e de políticas de saúde preventiva do público masculino, mas conforme o parlamentar, ainda não se mostram suficientes para estimular os homens a realizar exames periódicos. “Infelizmente o homem é mais descuidado com a saúde e mais resistente a fazer o exame para detecção do exame”.

Conforme o vereador é preciso conscientizar sobre os riscos do câncer de próstata e sobre a importância do diagnóstico precoce no combate às sequelas da doença e óbitos. Estão previstas diversas atividades alusivas à temática por parte da Secretaria Municipal de Saúde.