Select Page

Vereador quer incluir mês, no calendário oficial da cidade

Se o Outubro Rosa busca estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Novembro Azul visa combater o câncer de próstata. A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde escolheram o dia 17 de novembro, como o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Câncer de Próstata e da Saúde do Homem. A ideia motivou o vereador Ademir Pestana (PSDB) a apresentar um Projeto de Lei que inclui no calendário oficial de Santos o Novembro Azul. Aprovado em primeira discussão, o projeto segue para as comissões da casa.

A Lei Municipal nº 1.600, de 27/6/97 propõe no município, campanha de conscientização a respeito da prevenção à saúde do homem, no entanto o vereador entende que há necessidade de fortalecer essa iniciativa com um vies internacional voltando-se para uma política de saúde preventiva ampla.

O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca) aponta que em 2010, 12.778 homens morreram em decorrência de câncer de próstata. Ainda segundo o órgão, no ano passado, seriam 60.180 novos casos. “Precisamos mudar esta realidade e para isso se faz necessário investir numa campanha capaz de motivar o homem a se preocupar com a sua saúde”, disse. Presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, ele adverte que as estatísticas preocupam, uma vez que cresce a incidência e mortalidade dos casos de câncer de próstata no Brasil.