Select Page

Há tempos usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana da Baixada Santista e as Câmaras Municipais cobram a integração do sistema municipal e intermunicipal de transportes, no entanto, para isso acontecer é preciso firmar convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O vereador Ademir Pestana (PSDB) cobrou, recentemente, da Prefeitura, esforços visando a criação de um cartão de transporte permitindo, assim, a integração entre Santos e municípios vizinhos.

A dona de casa Maura de Almeida relata que, para se deslocar do morro Nova Cintra onde reside até São Vicente, necessita pagar passagem no coletivo municipal até o centro de Santos e, posteriormente, pagar outra tarifa no coletivo Intermunicipal. Este fato faz com que o custo de deslocamento mensal seja alto.

Na justificativa, o vereador se baseou no exemplo de São Paulo, onde o passageiro pode optar pela compra de bilhetes que permitam a integração entre os coletivos, reduzindo, desta forma, seu custo com transporte. “Penso que a Metropolização da Baixada Santista que tanto se cogitou no passado incluindo a mobilidade, ainda está longe de ser realidade”, disse Ademir.

O parlamentar também já cobrou em outros momentos, a integração do transporte público com o Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Embora o Município já tenha estudos em andamento elaborados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesse sentido, ainda depende de definições da EMTU.