Select Page

A crise hídrica tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância no mundo inteiro. Muitos já classificam como sendo o insumo do século. Pensando nisso, o vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou na sessão do dia 19 de março, matéria em plenário que trata da obrigatoriedade de postos combustíveis, lava rápido e transportadoras a instalarem equipamentos de tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos.

Segundo uma pesquisa da USP, os sistemas de reuso geram uma economia de até 80% de água, podendo ser usada até seis vezes sem prejudicar os veículos. O projeto de lei ainda entrará na pauta de discussões dos trabalhos após passar pelas comissões da casa. A matéria que trata o vereador é um Projeto de Lei que ser for aprovado, prevê multa no valor de 150 UFESP, dobrada em caso de reincidência e assim sucessivamente até o cumprimento da Lei.

A qualidade da água vem sendo comprometida pela poluição e contaminação de mananciais e falta de gestão sustentável dos recursos hídricos brasileiros. “O reuso da água, por exemplo, vem se mostrando uma alternativa para os problemas quantitativos e qualitativos da água, o qual pode ser utilizado por variados segmentos, como o uso doméstico, industrial, comercial, entre outros”, justificou o vereador.