Select Page

Rampas para deficientes nas principais ruas de Santos

O governo municipal anunciou recentemente, um pacote de obras que visa a padronização das calçadas de Santos a ser entregue à Caixa Econômica Federal. Com o projeto Calçada para Todos, a Prefeitura espera ser beneficiada com recursos da Caixa. A cidade possui índices consideráveis de idosos e de deficientes físicos e em razão disto, o vereador Ademir Pestana (PSDB) considera necessário o planejamento destas obras, visando garantir a mobilidade e acessibilidade destes munícipes.

Na Câmara, o vereador encaminhou requerimento ao prefeito perguntando se está previsto no projeto Calçada para Todos a construção de rampas para deficientes nas principais ruas e avenidas de grande circulação comercial, de lazer e pontos turísticos da cidade, com a devida sinalização e/ou símbolo internacional de acesso, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% da população das cidades têm algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. “É imprescindível a criação de acessos para deficientes por meio do rebaixamento de guias e rampas nos passeios”, justifica.

O parlamentar defende ainda que as rampas devem ser firmes e estáveis e localizadas o mais próximo possível de polos de atração, garantindo que o caminho a ser percorrido pela pessoa portadora de deficiência seja o menor possível, livre de barreiras e obstáculos.