Select Page

Os problemas estruturais da Unidade Municipal de Educação (UME) dos Andradas II, situada no Bairro Aparecida, chamaram a atenção da Câmara Municipal. Recentemente a comunidade escolar encaminhou fotos e vídeos mostrando as precárias condições do colégio ao vereador Ademir Pestana.

Dentre os problemas, estão os que comprometem sua estrutura física, sendo esta uma preocupação quanto à segurança dos estudantes no interior da unidade. Pais de alunos fizeram menção de uma água fétida que escoa do teto e percorre o corredor da escola, além de uma infiltração recorrente, na parte externa do prédio, com incidência de mofo pela estrutura.

Os relatos constam na justificativa de um requerimento apresentado na sessão plenária, pelo parlamentar que foi conferir os problemas in loco. “Na visita, constatei que os portões de acesso à escola estão corroídos pela ferrugem, caixa d’água de estrutura ainda de concreto comprometida e calhas de zinco provocando infiltrações”, disse.

Segundo o vereador, os pais também pedem que a Prefeitura coloque “concertina” (uma proteção aramada), ladeando todo o muro da escola para garantir a segurança. Também reivindicam câmera de monitoramento e que se intensifique a ronda da GCM. Os problemas da UME Andradas II têm sido alvo de proposituras também de outros parlamentares e ganhado espaço nas sessões plenárias.

No requerimento encaminhado ao prefeito Rogério Santos, o parlamentar cobra providências e questiona se a Prefeitura tem prazo para início e finalização das obras.

ESCOLA NOTA 10 – O Programa Escola Nota 10 já promoveu uma política de manutenção dos prédios das Unidades Municipais de Educação (UMEs) de Santos. Tinha como foco o acompanhamento constante das unidades escolares, visando a manutenção da ordem e da estrutura dos prédios. Uma kombi, batizada de “Perua Nota 10”, transitava pelas escolas, com técnicos, que pontualmente faziam a manutenção das escolas. Ademir também apresentou requerimento aprovado pelo legislativo para que a Prefeitura informe se há estudos para reativar o Programa Escola Nota 10.