Select Page

Os noticiários com frequência estampam manchetes de desastres e ocorrências envolvendo quedas de estrutura sobre pedestres, moradores ou trabalhadores. Algumas destas tragédias poderiam ser evitadas se responsáveis ou autoridades tomassem os devidos cuidados com a preservação e conservação de imóveis e pontos turísticos.

“Nossa cidade possui incontáveis belezas arquitetônicas de valor histórico incalculável”, define o vereador. No entanto, isso não tem sensibilizado o poder público para que providências sejam adotadas antes que uma nova catástrofe ocorra.

Um exemplo é o imóvel que abriga a unidade educacional Dona Escolástica Rosa que dá sinais de profundo desgaste estrutural. Localizado na orla marítima, na Av. Bartolomeu de Gusmão, no Bairro Aparecida, o prédio – considerado “cartão postal” e importante patrimônio da cidade, é tombado pelo Condepasa. Sua outrora majestosa fachada necessita de pintura e restauração. “O que no passado orgulhava santistas e encantava turistas deu lugar a um cenário de descuido e desolação”, conclui Ademir que apresentou requerimento solicitando providências para recuperação do edifício ao Condepasa.

Fotos por: J.C. de Carvalho – Site Panoramio.com