Select Page

Preocupado com a acessibilidade também no mundo digital, o vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou projeto de lei na sessão do dia 15 de outubro, que pretende garantir o acesso à pessoa com deficiência visual ou auditiva nos meios de comunicação digital da Prefeitura de Santos. Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. No caso do Governo Brasileiro existe o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) o qual está alinhado com as recomendações internacionais.

Na fanpage, (página política) do vereador Ademir Pestana, as publicações já possuem alguns desses recursos, como o “hashtags” que descrevem as postagens. “Acho importante que as pessoas com deficiência visual também acompanhem os conteúdos de meu trabalho legislativo”, disse.

Pelo projeto que tramita na Casa, todos os conteúdos em vídeo produzidos pelo Executivo, deverão ser devidamente legendados e com recursos de audiodescrição. Já as publicações textuais nos sites e redes sociais deverão conter “hashtags” acessíveis que descrevam o conteúdo em questão.

Os cegos, por exemplo, se utilizam de leitores automatizados de tela, que fazem a leitura sonora do conteúdo apresentado pelas páginas e redes sociais. Esse público utiliza-se da “hashtag #PraCegoVer” para ter descrito o conteúdo das imagens, favorecendo o entendimento das publicações em um contexto mais amplo.