Select Page

O vereador Ademir Pestana (PSDB) questionou o executivo em plenária, sobre a existência de um programa e campanhas de apoio e tratamento aos portadores de psoríase na cidade. A psoríase é uma doença inflamatória da pele muito comum, benígna, crônica, hiperproliferativa e está relacionada à transmissão genética, que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora.

A psoríase acomete aproximadamente 2% da população mundial, sendo que no Brasil estima-se que atinge mais de 3 milhões de brasileiros e 150 mil paulistanos, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde.

Recentemente, confirmou-se que a psoríase afeta não somente a pele e articulações (psoríase artropática), mas possui componente inflamatório que atua em vários órgãos, levando ao aumento de colesterol, triglicérides, glicemia e sobrepeso ou obesidade, isto é, a psoríase leva a síndrome metabólica. Também se confirmou um maior risco cardiovascular nos portadores de psoríase. “Muitos pacientes apresentam a forma leve e moderada da psoríase e portanto, se justificam todos os esforços para o tratamento, diminuindo os riscos de uma evolução para a forma grave da doença que provoca lesões em todo corpo”, acredita o vereador.