Select Page

Projeto é debatido em plenário

Aprovado na sessão do dia 19 de setembro, em discussão preliminar, o projeto do vereador Ademir Pestana (PSDB) obriga os condomínios residenciais com elevadores a terem cadeira de rodas nas suas dependências. “Muitas pessoas já devem ter enfrentado situações em que foi necessário o transporte de alguém doente ou acidentado e não havia por perto uma cadeira de rodas”, justificou.

A matéria rendeu debate em plenário, uma vez que recebeu sugestões de outros parlamentares. Há quem defenda a obrigatoriedade também em prédios comerciais, com elevadores e em prédios sem elevadores. Quanto ao fato da obrigatoridade gerar custos aos condôminos, Pestana defendeu que uma cadeira de rodas custa em média R$ 1 mil, valor a ser diluído entre os moradores. “Temos que avaliar o custo benefício diante de uma necessidade”, disse.

O projeto ainda terá de passar por segunda análise nas comissões permanentes da Casa, antes de ser votado em plenário e só depois de aprovado será sancionado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). No primeiro parecer da Comissão de Justiça e Redação o projeto foi considerado viável, na medida em que promove a acessibilidade das pessoas.