Select Page

A separação do lixo limpo destinado à coleta seletiva e reciclagem é um ato de exercício da cidadania, responsabilidade social, preservação do meio ambiente e defesa da sustentabilidade. O vereador e líder do Governo no legislativo, Ademir Pestana (PSDB), sugeriu ao Executivo para que sejam feitos estudos visando implantar em todos os bairros da cidade, preferencialmente nas praças públicas, “ecopontos” para a coleta de lixo reciclável, dispondo inclusive de vaga de estacionamento para carga e descarga.

Segundo o parlamentar, o Município avançou com a aprovação da Lei Complementar nº 952/16, que disciplinou o gerenciamento dos resíduos sólidos e instituiu o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária “Recicla Santos”.

Ele avalia que a resposta da população santista foi exemplar. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), no primeiro mês de implantação do programa, em julho, houve um aumento de 47% de lixo reciclável coletado. Nos bairros do Boqueirão e da Aparecida, por exemplo, o veículo de coleta seletiva da Prefeitura passou a fazer três viagens em um único dia por conta do crescimento da separação de materiais descartáveis. Na Ponta da Praia e no Embaré também houve grande adesão por parte dos moradores. “Muitas pessoas não têm condições de armazenar lixo em casa à espera do dia da coleta seletiva no seu bairro, por isso acredito que os “ecopontos” poderão colaborar ainda mais para o aumento desse tipo de descarte”, disse.