Select Page

Autor do projeto de lei recentemente sancionado que proíbe o uso de aplicativos como o Uber em Santos, o vereador Ademir Pestana (PSDB) apresentou na sessão do dia 23 de novembro, requerimentos incentivando o uso de táxi na cidade. O primeiro, diz respeito a utilização de táxis compartilhados que venham realizar trajetos pré-estabelecidos, com valor fixo individual por trecho. Ele espera com isso diminuir a quantidade de carros nas ruas e melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana.

Na justificativa, Ademir sugere que os veículos circulem com no mínimo 02 passageiros e a adesão dos taxistas ao programa poderá se dar de forma voluntária. Ele propõe ainda que os táxis sejam cadastrados cabendo ao município definir os pontos específicos de início e fim da rota e o trajeto.

TÁXI NA BALADA – A combinação da ingestão de bebidas alcoólicas e a condução de veículos não apenas acarreta pontuações na carteira de motorista e consequências penais, com também, muitas vezes, pode terminar em uma fatalidade. A ideia é que os beberrões sejam estimulados a deixar o carro em casa.

A Prefeitura de São Paulo há muito tempo já incentiva a utilização do táxi no período noturno, nos finais de semana e vésperas de feriado como forma de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Para estimular o uso do táxi nessas situações, foi realizada uma parceria entre a Prefeitura e os taxistas que aderiram ao programa, com a redução das tarifas no período noturno. Ademir Pestana espera que a Município siga o mesmo exemplo implantando o programa Táxi na Balada, com ampla divulgação pelos canais de comunicação, além de estudo da viabilização da redução da tarifa pelos taxistas que venham aderir ao programa.

TREINAMENTO – Outro requerimento visa os idosos e as pessoas com deficiência física. A ideia é desenvolver um programa específico visando o incentivo da utilização do táxi por estes segmentos. Ele propõe a implantação de cursos de requalificação profissional dos motoristas para este atendimento especializado, assim como a disponibilização de recursos telemáticos para a solicitação dos veículos por este público.