Select Page

No início do ano passado, partiu do vereador Ademir Pestana (PSDB),a ideia do destombamento parcial dos canais para abrigar estacionamento do serviço Bike Santos. A iniciativa foi apresentada por meio de requerimento na Câmara. Agora, os vereadores acenam com proposta para usá-los como estacionamento de veículos e áreas de lazer. O tema ainda divide opiniões, assim como verificado em sua rede social, quando postado em 2013.

Ademir Pestana sustenta a tese do nível de proteção (NP), determinado pelas resoluções de tombamento, que especifica o grau de preservação, inclusive do entorno do bem tombado. Nesse sentido, estão previstas algumas interferências em volta de um conjunto de bens tombados, como se verifica no Valongo, no Centro Histórico, onde estão sendo erguidas as torres da Petrobras.

Os canais de Santos são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). Ao justificar o Requerimento, Ademir Pestana sustenta que reverter parte de um bem protegido, ainda que amparado por lei, é uma forma de otimizar os espaços públicos, adequando-os à nova realidade santista, que urge pela necessária compreensão ao apelo da mobilidade urbana.

O tombamento dos canais inclui os passeios que ladeiam os canais, pontes, amuradas e guarda-corpos, já que pela lei, cada bem tombado tem uma área de proteção de 300 metros. Para o vereador, a ocupação em muito contribuirá para a segurança dos ciclistas e motoristas, visto que algumas estações do programa Bike Santos estão instaladas em avenidas de grande fluxo.