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Após seis meses de implantação, a medida que praticamente eliminou o dinheiro como forma de pagamento de passagem nos ônibus de Santos, ainda causa muita polêmica entre usuários e funcionários. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 2.679 reclamações relacionadas à utilização do cartão transporte junto à Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. Defensor da volta dos cobradores e atento às causas da mobilidade urbana, o vereador Ademir Pestana (PSDB) solicitou por meio de requerimento, informações ao prefeito Municipal sobre o serviço municipal de transporte coletivo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.791, de 01 de dezembro de 2011.

“O Art. 3º, desta Lei Municipal determina que dados sobre as reclamações dos usuários sejam processados e expostos para divulgação, análise, controle e elaboração de planilha com eventos e estatísticas para consulta e impressão pelo público em geral”, informa Ademir. Em resposta à solicitação do parlamentar, a Gerência de Transportes Coletivos, órgão da CET, informou que as queixas relacionadas ao cartão transporte lideram o ranking de reclamações.

O quadro apresentado pela companhia aponta ainda, outras áreas que desagradam os usuários como: operacionalidade das linhas, atendimento do motorista, postura de atendimento, manutenção, problemas de integração, portal do cartão transporte, rede de vendas, problemas nas lojas entre outros.

Somente neste ano, foram 1.282 queixas relativas ao atendimento prestado pelos motoristas. A prefeitura esclarece que adotou medidas para intensificação na fiscalização do serviço prestado pela permissionária e aplicação de advertências. “Analisando as planilhas da CET dos últimos dois anos, verificamos que se trata de um problema crônico com números que só crescem mensalmente”, preocupa-se Pestana.

As informações à que se refere o vereador foram prestadas pelo chefe da Unidade de Planejamento de Transportes – UPTRE, Arnaldo Santos de Freitas. “Queremos saber agora sobre os investimentos feitos na formação em serviço dos motoristas”, esclarece Ademir. “O munícipe paga e muito bem pelo transporte público nesta cidade e merece receber bom atendimento e um serviço de qualidade”, conclui o parlamentar”.